CONTRIBUIÇÕES IMORTAIS: "Em tempos de quarentena!", texto de Edilaine Ferreira da Silva

EM TEMPOS DE QUARENTENA!

EDILAINE FERREIRA DA SILVA
Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará
Cadeira 3. Patrono: Antônio Pertence Júnior


Tudo isso que está acontecendo em nossa cidade parece uma loucura, mas infelizmente não é! Trata-se do coronavírus (COVID-19), que gera infecções respiratórias graves e que tem assolado a vida de várias pessoas pelo mundo, principalmente idosos, diabéticos, cardíacos, entre outros.


Imagine que do dia para noite você é orientado a ficar em casa. E as tarefas do dia a dia, como trabalhar e estudar, passam a ser feitas virtualmente; nada de sair para shopping, clubes, bares, academias e igrejas. A aglomeração de pessoas nos espaços públicos e privados, antes tão comum, agora é proibida. As portas das escolas e da maioria dos comércios encontram-se fechadas, e o silêncio nas cidades é assustador.

Enquanto isso, nos hospitais, todos os profissionais tentam atender com eficiência os pacientes com suspeita de terem sido infectados pelo COVID-19. Além disso, é importante também mencionar o papel fundamental da ciência nesse momento de caos. Porque, nos laboratórios das universidades e dos centros de pesquisa, a busca por um remédio/vacina ou medidas de controle eficazes para conter essa Pandemia não para. Exemplo prático disso, conforme noticiados nos jornais nacionais e internacionais, é que em “apenas dois dias após o primeiro caso de coronavírus da América Latina ter sido confirmado na capital paulista, os pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e das universidades de São Paulo (USP) e de Oxford (Reino Unido) publicaram a sequência completa do genoma viral, que recebeu o nome de SARS-CoV-2". 

Como diria a admirável pesquisadora Marie Curie, ao se referir aos seus estudos complexos sobre a radioatividade, em meados do século XIX, “na vida nada deve ser temido e sim compreendido”. Daí a importância de se estudarem as características e as medidas de controle ou de combate desse ser “tão pequeno”, que tem se espalhado pelo mundo “tão rapidamente” e que, por onde já passou, causou muito sofrimento.

Logo, surge um questionamento: como sobreviveremos a esse período de quarentena? Talvez, muitos já estejam cansados de ficar em casa, mas o momento atual requer que saiamos de nossa zona de conforto, que deixemos um pouco de lado a individualidade, e que possamos nos reinventar e aprender a valorizar cada momento de nossas vidas, seja no convívio familiar ou entre amigos, momentos esses que talvez na correria do dia a dia fossem quase impossível de acontecer. É preciso ter esperança e paciência, pois em breve acordaremos em dias melhores, em que tudo que não era cotidiano, como passar tempo com quem amamos, vai ser normal.


Comentários

  1. Que delícia de texto positivo, querida!!!! Parabéns! Vindo de você, ficou mais importante ainda!!!! Gratidão! Monica Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Mônica, pelo carinho! Uma mulher que tanto admiro também!

      Excluir
  2. Muito bom Di. Concordo plenamente com tudo o que disse. Que esse momento nos inspire a ser um pouco melhores e a entender melhor a nossa missão e os propósitos para bem cumpri-la. silas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Silas! Que possamos aprender a valorizar cada momento de nossas vidas! Logo, logo estaremos juntinhos novamente. Bjs!

      Excluir
  3. Edi, que texto bacana! Parabéns! Muito bom lembrar das palavras da M.Curie.
    Seguimos juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M. Curie é realmente uma cientista inspiradora para todas nós!

      Excluir
  4. Excelente reflexão, Edi! Parabéns pelo texto! Saudades! :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carlinha! Em breve estaremos juntinhas!

      Excluir
  5. Sábias palavras!! Verdade, o momento é de paciência e esperança.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amiga!!! Texto maravilhoso! Confesso que nesse momento tão difícil fiquei emocionada...!!! Mas tbem sei que é preciso valorizar os monentos e as pequenas coisas!!!! Tudo isso, deixará o mundo muito melhor e mais justo!!!!bjos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Edilaine! É uma grande satisfação ter você por perto. A admiração só aumenta. Já é do mundo. Rompeu barreiras, se impôs. E continua firme nessa trajetória. Esse mundo precisa de você. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário