"Salvem as Bandas", de Lucas Duarte Neves
Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará Cadeira 4. Patrono: Antônio Pinto Júnior SALVEM AS BANDAS DESAFIOS E PERCURSOS PARA AS BANDAS DE MINAS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE MINAS GERAIS Em 22 de novembro de 2025, aconteceu o Primeiro Encontro Estadual de Bandas, em Belo Horizonte, o qual reuniu quase quarenta bandas de todas as regiões do estado, com o intuito de celebrar o reconhecimento das Bandas de Música como Patrimônio Imaterial do Estado pelo IEPHA-MG. Este foi um marco histórico para as bandas, mas, ao mesmo tempo, representa um momento importante de cobrança e estímulo ao trabalho das corporações musicais, para que possam aprimorar cada vez mais o seu serviço à comunidade como instituições de ensino musical. Esse momento foi um grande marco, mas gostaria de traçar aqui um breve histórico das ações que levaram a esse reconhecimento e também apontar os desafios que as entidades musicais poderão enfrentar para que esse reconhecimento não fique apenas no papel....





