CONTRIBUIÇÕES IMORTAIS: "Perseverantes na Oração: Íntimos do Senhor", texto de Pe. André Lage de Alvarenga

PERSEVERANTES NA ORAÇÃO: ÍNTIMOS DO SENHOR
(Homilia proclamada em 20 de outubro de 2019, no Santuário de Santo Antônio de Roça Grande, em Sabará)

PE. ANDRÉ LAGE DE ALVARENGA
Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará
Cadeira 10. Patrono: Geraldo Sétimo Moreira


Pela oração nos tornamos íntimos do Senhor. E não deverá ser estranho, a cada um de nós, que Deus já sabe o que precisamos, porque Deus realmente o sabe. Deus é assim!
Pode nos faltar uma xícara de açúcar, uma colher de pó de café, um doce ou qualquer outra coisa do nosso cotidiano; aliás, pode faltar tudo, sejamos mais honestos; mas não poderá faltar, jamais, no caminho da nossa vida, a oração.
Na oração exercita-se a nossa vontade. Não com multiplicidade de palavras, como se, quanto mais loquazes fôssemos, mais nos atenderia. Mas rogamos àquele que conhece, conforme suas mesmas palavras, aquilo que nos é necessário, antes mesmo de lhe pedirmos (cf. Mt 6,7-8).
Temos de entender que o intuito de Nosso Senhor e Deus não é ser informado sobre nossa vontade, a qual Ele não pode ignorar, como muitas vezes dizemos: “Por que Deus não me atende?” ou “Por que isto está acontecendo comigo?” Mas precisamos tomar consciência do despertar pela oração do nosso desejo de sermos íntimos do Senhor. E essa intimidade nos tornará capazes de conter tudo aquilo que o Senhor prepara para cada um de nós.
Sabemos que é imensamente grande o que Deus tem para cada um, e louvado seja sempre o Senhor, nosso Deus. Mas não vamos dar por descontados de que somos pequenos e estreitos para receber a Deus, porque somos humanos, temos sangue na veia; mas é a Palavra de Deus que nos ilumina e nos capacita: faz com que cada um de nós tenha o propósito, a começar a partir de hoje, a partir de agora, de dilatar e orientar o coração para Deus.
Se somos estreitos e pequenos demais para receber a Deus, saibamos que é pela oração, pela intimidade, que o nosso coração se dilata para receber a grandeza de Deus e para não aceitar jamais levar conosco o jugo dos infiéis, (cf. 2Cor 6,13-14), que nenhuma maldade deverá ser praticada em nome de Deus, que nossos passos sejam do tamanho da missão que o Senhor nos confiou. Leves, transbordados da Graça, e todos cheios do Espírito Santo e iluminados pela fé em Deus, assim colocada em cada um, a Palavra do Senhor torna-se fonte de Salvação.
O jugo do Senhor é suave, o fardo do Senhor é leve. A Palavra do Senhor é viva e eficaz, e por isso mesmo tão imensa é a presença de Deus em nós. É também por isso que diz o Apóstolo: Orai sem cessar! (1Ts5,17).
A grandeza de Deus os olhos não viram, porque não é cor, nem os ouvidos ouviram, porque não é som, nem subiu ao coração do Homem, já que o coração do Homem deve subir para lá. Somos pequenos e estreitos demais para tamanha grandeza, mas é certo e muito sabido que é pela Palavra de Deus que nós o recebemos, nos tornamos sacrários vivos da fidelidade do que cremos, com mais firmeza ainda esperamos e ardentemente desejamos, porque Ele é o Senhor da nossa vida.
Portanto, ainda dentro de dois propósitos, a oração e o dilatar do nosso coração, a Palavra do Evangelho nos oferece que, desta fé, desta esperança e desta caridade, sempre orando pelo desejo incessante, em certas horas haverá tempos que vamos rezar a Deus com palavras, haverá tempos que vamos exortar o nosso próximo e, mediante a eucaristia e a nossa própria espiritualidade de intimidade com o Senhor, devemos todos, sem sombra de dúvidas, viver a experiência do Céu, experiência de nos estimular com maior veemência o Sagrado no meio de nós. E não deverá ser diferente, porque, quanto mais intenso for o nosso testemunho, quanto mais fervorosa nossa oração, o nosso apreço para com Deus, mais iremos alcançar essa vida feliz que a Palavra nos oferece. Perseverantes na oração: íntimos do Senhor.
Orai sem cessar! (1Ts 5,17). O que isso pode significar a não ser: desejai sem cessar a vida feliz, a eterna, e nenhuma outra, recebida Daquele que é o único que nos pode dar, Jesus Cristo, Senhor nosso, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Que assim seja! Amém.



Comentários

  1. Bela dissertação. Parabenizo ao Pe André. Deus o abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  2. Com a oração somos tudo! Sem a oração somos nada! Parabéns Pé André por nós mostrar o caminho!

    ResponderExcluir
  3. Padre André sempre confortando e nos enriquecendo com suas sábias palavras,fortalecendo nossa fé.
    Gratidão Padre.
    Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir
  4. Assim seja nosso Senhor Jesus Cristo e suas palavras Padre André, nos conduzindo com carinho e fé neste momento tão difícil a que a humanidade está passando. Jesus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Que nossa oração seja reflexo da nossa intimidade com Deus! Bela reflexão pe. André! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Que nosso senhor Jesus Cristo continue sendo o caminho,a verdade e a vida agora e sempre. amém.

    ResponderExcluir
  7. Assim seja Amém, rezar sempre e viver esta oração em comunhão com todos, tendo sempre a frente o nosso pastor, obrigado 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Reitor padre Andre com todo merecimento ao sr.gratidão pela esta magnifica reflexão neste dia tão importante para nos. DEUS ABENÇOA E CONTINUA a ti iluminar vom sabedoria para nos conduzir a um só caminha a Fé.

    ResponderExcluir
  9. Sábias palavras.. Que Jesus continue o conduzindo pelo caminho de Luz e que suas palavras possam sempre nos confortar. ..

    ResponderExcluir
  10. Padre André,as palavra do senhor são exemplos vivos de seu amor,vocação, devoção, reconhecimento de toda a sua crença num Deus vivo que nos ama , nos chama de filhos. O Senhor nos mostra a misericórdia do nosso Pai para com todas as criaturas. Espero que o Senhor continue a ilumina-lo, lhe dê muita sabedoria para prosseguir sua caminhada.





    ResponderExcluir
  11. "Orar costuma fazer bem!!!!!" Obrigada,padre André, por nos fortalecer a fé em nosso Criador!!!! Orando, serenamos e nos conectamos com os Seres de Luz!

    ResponderExcluir
  12. Lindas palavras! Eu creio,mas aumentai minha fé! Amém!

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosas palavras! que Deus te proteja, te abençoe e continue tocando em ti, hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre André, abençoado texto. Creio que neste tempo que estamos vivendo as orações estão intensificadas, ainda mais íntimas, alcançando pessoas que ora se perdiam na correria do dia a dia e agora com todo tempo do mundo podem refletir sobre a palavra e orar mais. Que muitos corações se dilatem para receber a grandeza de Deus!

    ResponderExcluir
  15. Bela homilia sobre o verdadeiro sentido da oração em nossa vida! Obrigada, Padre André!

    -Alzira Umbelino

    ResponderExcluir
  16. Quero com prazer demasiado agradecer a oportunidade de aprender com os colegas, membros da Academia, leitores: razão de nossa alegria em escrever; o saber sempre compartilhado. Expulsar para fora de nós ideias, pensamentos, reflexões, escrever, tocar, iluminar é viver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário