CONTRIBUIÇÕES IMORTAIS: "Moléculas", texto de Nath Rodrigues

MOLÉCULAS

NATH RODRIGUES
Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará
Cadeira 22. Patrono: Marlúcio Pereira


Tenho certeza que posso ver moléculas. Nano-pingos coloridos que se movem ávidos no espaço entre meus olhos e as coisas que vejo. Microfragmentos de arco-íris esfacelados no meio das coisas, flutuantes no ar, tão rápidas e leves que compõem todas as beiradinhas do espaço-tempo.

É a magia da luz, a formação da imagem. Mesmo assim gosto de dizer que são moléculas. Aumentam pra mim mesma meu poder de ver além. Belos tempos pra se exercer poderes assim.

Sabe quando a gente viaja e vê tudo diferente, além, é claro, das obviedades reais das distinções entre um lugar e outro? Então, são os movimentos das micropartículas, que se misturam aos sotaques do lugar. Ótimos tempos pra se ver assim. Um olhar de forasteira. Gosto dessa palavra, faz lembrar filmes antigos, ou melhor, desenhos antigos, alguns que eu via na infância, que a cada dia fica um pouco mais antiga, e é desde lá que tenho certeza das moléculas.


Foto: Carlos Hauck


ab

Querido leitor, assine seus comentários!

Comentários

  1. Uau... Também tenho certeza das moléculas... Glaura

    ResponderExcluir
  2. Tudo tão micro e tão macro, não Nath?! Que texto poeticamente científico!!!! Parabéns!!!
    Monica Maria

    ResponderExcluir
  3. Belo texto,onde se busca a resposta de alguma coisa,abraço minha ,eterna criança!

    ResponderExcluir

Postar um comentário