CONTRIBUIÇÕES IMORTAIS: "O santo de calça jeans, moletom e tênis", texto de Rodrigo Cabral


O SANTO DE CALÇA JEANS,
MOLETOM E TÊNIS

RODRIGO CABRAL
Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará
Cadeira 15. Patrono: Joaquim Sepúlveda

(Coluna publicada originalmente em 13 de outubro de 2020.)

O dia 12 de outubro de 2013 jamais será esquecido pela família do pequeno Matheus, de 10 anos. O menino de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tinha uma doença rara chamada pâncreas anular. Nenhum alimento ou líquido parava no organismo dele.

Muito religioso, o avô decidiu levar a criança na celebração em honra a Nossa Senhora Aparecida. No final da missa, houve duas bênçãos: a da padroeira do Brasil, e uma outra, menos conhecida.

O padre fez memória a um adolescente que havia morrido em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de leucemia. Esse jovem era Carlo Acutis. Nascido em Londres, na Inglaterra, e criado em Milão, na Itália, sabia tudo de informática e usava a tecnologia para evangelizar. Ficou conhecido como “padroeiro da Internet”, e muitos católicos passaram a acreditar que ele poderia se tornar um santo. Inclusive, o padre de Campo Grande.

E o primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano foi o do brasileiro Matheus. Naquela celebração de sete anos atrás, avô e neto tocaram numa relíquia de Carlo Acutis – um pedaço de uma camisa – e pediram a cura.

Exames feitos um ano depois comprovaram, cientificamente, que o menino, desenganado pelos médicos, estava livre da doença.

O milagre foi aprovado pelo Papa e, recentemente, Carlo Acutis foi beatificado, última etapa antes da canonização.

E, assim, o menino de família abastada, que vivia de um jeito simples, vai mesmo virar santo.

Carlo ia à missa e rezava o terço quase todos os dias, ensinava o catecismo e fazia muitas obras de caridade. Com suas primeiras economias, comprou um saco de dormir e deu a um mendigo que sempre via no caminho para a igreja. Ele costumava também alimentar moradores de rua.

E, usando seus conhecimentos acima da média, idealizou e desenvolveu uma exposição sobre milagres eucarísticos.

O padroeiro da Internet morreu poucos dias após ser diagnosticado com câncer, num 12 de outubro. Mesmo dia da realização do milagre do Matheus.

Recentemente, o corpo foi exposto para veneração, em Assis, Portugal, onde foi sepultado. Os restos mortais foram exumados como parte do processo de beatificação.

As fotos divulgadas na Internet são impressionantes. Principalmente pelo estado de conservação, 14 anos após a morte.  A Igreja católica afirma que grande parte da anatomia está preservada e que foram usadas técnicas de conservação para exposição do corpo. O rosto, por exemplo, foi reconstituído com uma máscara de silicone.

A impressão é de que Carlo Acutis está dormindo. Serenamente. A roupa também chama a atenção. Tanto que muitos fiéis e religiosos passaram a dizer que “a santidade veste calça jeans, moletom e tênis.”


Nota de atualização: Carlo Acutis foi oficialmente declarado santo pela Igreja Católica em 7 de setembro de 2025, numa celebração presidida pelo Papa Leão. Em 2022, o Vaticano havia reconhecido o segundo milagre atribuído a Carlo: uma jovem da Costa Rica se recuperou de um traumatismo craniano severo que a deixara em coma após um acidente de bicicleta. A família recorreu à intercessão de Carlo Acutis e, contra todas as expectativas médicas, a mulher foi totalmente curada  das lesões.


Relicário contendo o coração de Carlo Acutis.


~

Querido leitor, assine seus comentários!

Comentários

  1. Muito bacana saber mais sobre esse milagre!

    Abraços,
    Laura Lopes

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a história do milagre do Santo de calça jeans. E o milagre do jovem Matheus permitiu-nos , com o milagre da comunicação, conhecer o jovem Santo Acutis.

    ResponderExcluir
  3. Muito imteressante essa história. Eu tinha visto "por cima" em um telejornal. Agora ficou mais clara. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Relato de fé e milagres!!! Adoro pois reforçam a nossa,também!!!! Um jovem beatificado e de "calça jeans,moletom e tênis"....Excelente para que os jovens saibam que DeuS está neles,na crianças,nos adultos e que...o que importa ao Pai é o Eu Sou,claro!!!! Amei,Rodrigo!
    Mônica Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mônica!
      Realmente, um testemunho de fé exemplar.

      Excluir
  5. Fiquei emocionada. Não conhecia esta história.

    ResponderExcluir
  6. Eu conhecia a história,mas não sabia sobre datas.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Angela!
      Que bom que o texto acrescentou mais informações.

      Excluir
  7. Amei! Um menino que viveu fazendo o bem, sem olhar a quem! 🙏🙏🙏 Flávia

    ResponderExcluir
  8. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 amei!
    Selma

    ResponderExcluir
  9. Havia lido uma reportagem sobre, mas este texto trouxe muito mais detalhes ao mesmo tempo que é bem coeso... Parabéns Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz que o texto ajudou na compreensão! Abraços.

      Excluir
  10. Parabéns pela reportagem. Uma linda história de amor e caridade

    ResponderExcluir

Postar um comentário