"Que ossos são esses? Estruturas da genitália de alguns mamíferos", de Cláudia Guimarães Costa

Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará
Cadeira 13. Patrono: Hélio Costa 


QUE OSSOS SÃO ESSES?
Estruturas da genitália de alguns mamíferos


Diferente dos outros textos que produzo, desta vez vou contar um pouco da minha pesquisa de Doutorado. Ingressei, no início deste ano, no programa de pós-graduação em Zoologia da UFMG. 

Como curadora da Coleção de Mamíferos do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, venho há mais de 15 anos desenvolvendo vários trabalhos com o aproveitamento de mamíferos atropelados em estradas de Minas Gerais. Recebemos esses animais para que sejam depositados na Coleção de Mastozoologia (estudo de mamíferos). 

Ao longo do tempo, foram desenvolvidos vários projetos, entre eles o estudo de dieta, de parasitos internos e externos, estudo dos traumas e das fraturas, estudo e caracterização da genitália desses animais.

No início de 2023, iniciamos uma parceria com o Curso de Odontologia da PUC Minas, com a utilização de um aparelho de tomografia. A partir daí, uma nova perspectiva de pesquisa se iniciou.

Ao aprimorar a leitura sobre a presença, função e caracterização do osso peniano, ou báculo, um osso que ocorre no pênis de alguns grupos de mamíferos (roedores, morcegos, carnívoros e primatas — exceto humanos), descobri que existe uma estrutura correspondente nas fêmeas. Nelas também existe um osso, geralmente localizado no clitóris: o osso clitoriano ou baubelo.

O meu projeto tem como objetivo confirmar a presença, identificar e descrever o báculo e o baubelo de canídeos e felídeos silvestres brasileiros.

O uso da tomografia tem permitido identificar a presença de ossos clitorianos em várias espécies, muitas delas com essa estrutura medindo menos que um milímetro. Estas descobertas são inéditas e até então desconhecidas para a ciência. 

Os resultados deste trabalho vão compreender aproximadamente três capítulos de minha tese. Estou muito animada com este estudo e em breve volto aqui para contar mais sobre o projeto.

A seguir, fotos de alguns báculos de carnívoros.


Báculos de canídeos.

Báculo de mão-pelada ou guaxinim.

Báculo de irara.


Em breve, trago novidades sobre a pesquisa!


~

Querido leitor, assine seu comentário!






Comentários

  1. Geraldo Jurema Guimarães2 de setembro de 2024 às 15:24

    Sou um eterno fanático pela ciência e me sinto muito orgulhoso de ter uma cientista na família! Parabéns pelo lindo e inovador projeto! Desejo-lhes sucesso total! A humanidade agradece! Como tenho o costume de dizer (peço desculpas aos conservadores de plantão e eu me incluo neles) você é Phodástica Cacau!
    Beijo de seu tio
    Geraldo Jurema Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu amado e querido Tio!!! Sou sua fã número 1! Obrigada por sempre torcer por mim e me incentivar!!! Beijos, Cacau

      Excluir
  2. Linda, você é muito especial. Que trabalho incrível! Obrigada por nos brindar com conhecimento.
    Selma

    ResponderExcluir

Postar um comentário