"Amor diverso, amor multiverso, amor metaverso", de Cláudia Guimarães Costa

Membro-fundador da Academia de Ciências e Letras de Sabará
Cadeira 13. Patrono: Hélio Costa 


Amor diverso, amor multiverso, amor metaverso


Hoje estou aqui para falar de amor. Amor nas suas mais diversas formas de sentir e ser. Amor de filha, amor de amante, amor de parceira, amor de colega, amor de mim.

Eu amo tanto, tudo! Amo a vida, amo a família, amo a profissão, amo os amigos, os colegas, os alunos, os que cruzam meu caminho, a natureza, os bichos, as plantas, a vida!

Simplesmente amo! Sempre fui assim. Amo intensamente, amo de corpo e alma, amo!

Acho que isso vem de berço, acho que isso vem do amor que recebi e recebo. Acho que é o retrato do zelo, do respeito e do cuidado.

Amor do todo e do "nada"!

Amo cada detalhe da natureza, amo a vida nas mais variadas formas, fases, etapas. Amo as coisas simples, que na verdade não são simples, são verdadeiramente muito complexas na sua essência. A título de exemplo, falo aqui da planta que oferece néctar para a abelha, para a borboleta, para outros seres. E estes ajudam a planta, polinizam, geram frutos!

Amo ter sido escolhida para ser filha dos meus pais, meus maiores exemplos de amor. Meu esteio do que me fez ser quem sou, meu Norte, meu porto seguro.

Minha mãe e meu pai são os responsáveis por eu ser quem eu sou hoje. Se eu os fiz sofrer? Pode ser, mas também dei amor e alegrias! Se eu sou quem sou, são eles os maiores responsáveis.

Quero replicar e multiplicar esse amor na minha vida! Meu amor, meu marido, quero estar com ele até o fim. Fim da vida? Sim! Fim do relacionamento? Pode ser, se assim acontecer (espero muito que não), mas, se assim for, tenho certeza de que nunca nos esqueceremos de nós — isso é ou não amor?

Voltando aos meus pais. Ahhh... que amor sinto por eles terem me permitido ser quem eu sou, por me deixaram ser livre (mas não muito, afinal são pais cuidadosos) para experimentar a vida e o mundo! Quanta gratidão tenho por isso.  Pude vivenciar tantas coisas por eles me permitirem isso. E a loucura disto é que não tenho essa segurança hoje, para permitir essa mesma liberdade à minha filha. Desafios e receios de sermos responsáveis por alguém...

Meus pais foram a minha base, meu tudo. Minha mãe na sua doçura, sempre me protegendo, amando, orientando e alertando. Meu pai, ah! meu pai, com seus conceitos, preconceitos e preceitos, na doçura de sua rigidez, sempre tentando me proteger, me encaminhar, me orientar. Sou grata por tanto e por tudo. Serei eternamente sua filha e sua fã.  Nunca conheci alguém tão responsável, correto, dedicado e honesto como ele, e quero perpetuar isto. Tento ser justa, honesta e leal como você! Aproveito esse espaço para dizer o quanto sou grata e o quão privilegiada me sinto por ter sido escolhida para ser filha de vocês!

Eu me considero muito privilegiada e "sortuda" por ter nascido aí, nesse berço de amor.

O empenho e comprometimento de ambos com suas profissões nos fez, a mim e a minha irmã, pessoas comprometidas e responsáveis com nossos afazeres e escolhas profissionais.

Sou grata e me sinto privilegiada por ter vocês como base, como exemplo.

O mundo mudou, a sociedade mudou, a vida mudou, nossa realidade é outra, mas a essência é a mesma, os valores e princípios permanecem.

Amo vocês de corpo, alma e vida. Enquanto eu estiver aqui farei coro ao que aprendi com vocês e ao que aprendo com meu marido e filha.

Sejamos amor sempre! Vamos multiplicar amor, em todas as suas formas, cores e intensidades! Viva o amor de corpo, de alma!



~

Querido leitor, assine seus comentários! 


Comentários

  1. Graziela Armelao Jácome Rosa25 de outubro de 2022 às 09:13

    Que delícia, no berço de amor! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. lIndeza. eu amo amar vcs. Minha familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu anonimo lkkkk mas é Gabiiiii Guimaraes. Te amooooo

      Excluir
  3. Aaa Cacau que texto lindo! Você merece todo o amor do mundo!

    ResponderExcluir
  4. Amores diversos
    Versos de amor
    Em prosa poética
    Que magnetiza e arrebata
    Pela estética, pela ética
    Sincera, aberta, desnuda
    Amores diversos
    Amores reversos
    Versos de amor


    ResponderExcluir
  5. Amar,amar e amar!!! Viva o Amor,Cacau!!! Amei essa linda declaração tão genuína dele! Parabéns! Bjos! Mônica Maria

    ResponderExcluir
  6. Simples assim! Que orgulho tenho de você minha irmã! Desejo sua felicidade e seu "Amor"! Com muita gratidão! Te amo !

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de texto! Quanta gratidão reflexo de amor!! 👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário